8-opcoes-de-acessibilidade-no-celular-para-melhorar-seu-uso.jpeg

Ferramentas de acessibilidade no celular são úteis não apenas para portadores de necessidades especiais. Muitos dos recursos dos quais falaremos neste post podem ser usados para tornar a interface dos aparelhos mais amigável ao usuário que tenha dificuldades no manuseio de smartphones e tablets.

Os sistemas operacionais Android, da Google, e iOS, da Apple, oferecem soluções versáteis nesse sentido. Vejamos algumas dicas de funções especiais para descomplicar sua relação com a tecnologia. Vamos lá!

Acessibilidade no celular para usuários Android

1. Senhas Faladas com o TalkBack

O Talkback é uma ferramenta de acessibilidade, disponível no seu sistema no menu de configurações, na aba de acessibilidade do seu aparelho Android. Com ele, você pode ouvir (por fones de ouvido ou pelo alto-falante do seu aparelho) a audiodescrição de suas ações no smartphone.

Para quem tem dificuldade em digitar senhas no Android, há a opção de Senhas Faladas dentro do TalkBack, através da qual você poderá ouvir os números que digitar na telinha do aparelho.

2. Botão liga/desliga para encerrar ligações

Muitas pessoas penam na hora de encerrar uma ligação com a tela sensível ao toque. Isso porque a sensação tátil de apertar botões inexiste nas telas touch screen, e muitos usuários sentem-se mais confortáveis com botões físicos.

Se você é um desses, basta selecionar a opção “Liga/desliga encerra ligação” no menu de configurações do seu aparelho e você terá um botão físico para encerrar suas ligações com mais facilidade.

3. Função “texto grande” para melhor visualização

Disponível no mesmo menu de Acessibilidade, essa função auxiliará aqueles que possuem dificuldade em visualizar textos em telas de dimensões reduzidas.

4. Comandos de voz

O acesso por voz possibilita que várias funções sejam executadas por meio da fala, tais como: navegação na internet, edição de textos e abertura de aplicativos. Com esse recurso, você poderá realizar várias tarefas no seu Android sem tocar na tela touch, por exemplo: abrir aplicativos, navegar no seu aparelho e editar arquivos de texto e mensagens.

 

Acessibilidade para usuários iOS

5. VoiceOver para otimizar a digitação no seu iPhone

Similar à ferramenta Google mencionada (o Talk Back), através do VoiceOver, é possível ouvir os comandos que seus dedos estão executando na tela. Isso torna a digitação mais simples para usuários que tenham dificuldades no manuseio de smartphones.

6. Assistente pessoal no seu celular

A Siri não é exatamente uma ferramenta de acessibilidade, mas um recurso fantástico de assistente inteligente que integra os dispositivos da Apple. Essa incrível aplicação permite que se realize as mais diversas funções através de comandos de voz.

Inclusive, é possível, por meio desses comandos à Siri, acionar outras ferramentas de acessibilidade. Envio de mensagens, ligações, agendamentos e lembretes são algumas das tarefas que sua assistente pessoal pode realizar para você com simples comandos de voz.

7. Opção “zoom” para otimizar a visualização da tela

Essa ferramenta de aproximação da imagem funciona com todas as aplicações do iOS. Amplia de 100% até 150% de uma área selecionada da tela, com opções de filtros. O Zoom poderá facilitar a visualização dos ícones e textos da tela do seu dispositivo.

8. Função “áudio mono” para melhorar a reprodução de sons

No iOS, assim como no Android, essa ferramenta está presente. Ela poderá auxiliar àqueles que têm dificuldade de audição em um dos ouvidos e, por isso, não conseguem entender partes do áudio estéreo quando estão usando fones de ouvido.

Isso acontece porque no áudio estéreo temos duas trilhas separadas, uma para esquerda e outra para a direita. Dessa forma, sons e efeitos sonoros são distribuídos nesses dois canais. Com a função de áudio mono, seu dispositivo Apple reproduzirá todos os sons em ambos os lados do fone, o que garante que nenhum detalhe passe despercebido do ouvinte.

Viu só como as ferramentas de acessibilidade no celular podem descomplicar a relação entre usuários e tecnologia? Compartilhe essas ideias nas suas redes sociais!

Escrito por lincare