É  comum e recorrente utilizarmos de ferramentas manuais para coletarmos dados importantes no acompanhamento da saúde, como medição da pressão arterial, batimentos cardíacos e nível de atividade física.

Esses dados, que são análises das nossas funções vitais ou seja, atividades necessárias para nossa vitalidade, são chamados de dados biomédicos.

Os dados biomédicos que antes eram restritos, hoje são acessíveis através da tecnologia acessível a terceira idade da LinCare e, por meio do monitoramento desses dados em tempo real, eles podem contribuir para o autoconhecimento, prevenção e cuidado das pessoas.

Neste artigo iremos mostrar como você pode acompanhar esses dados, melhorar a qualidade de vida e aumentar sua autonomia, através da pulseira de monitoramento da LinCare.

 

Veremos a importância do monitoramento dos seguintes dados:

  • batimentos cardíacos;
  • pressão arterial;
  • atividades físicas;
  • qualidade do sono.

Batimento e frequência cardíaca

O batimento cardíaco está muito ligado a ‘estar vivo’ e por isso vamos iniciar por este dado tão importante para o nosso funcionamento.

Mas afinal, qual é sua real definição? Para aprofundarmos nesse assunto é necessário a distinção de batimento e frequência cardíaca.

O que é o batimento cardíaco?

O batimento cardíaco é o movimento feito pelo coração para o bombeamento do sangue pelas artérias, que são veias de grande calibre responsáveis pela distribuição deste fluido pelo corpo. Esse batimento é divido em três partes que denominamos ciclo cardíaco.

Este ciclo é composto pelo período de relaxamento do coração, onde ele se enche de sangue vindo das veias. (Uma dica legal é sempre lembrar que veia – leva o sangue do corpo para o coração – e consequentemente a artéria – leva sangue do coração para o corpo). Este período é chamado de diástole.

sistema circulatório

Diferença entre veias e artérias

 

Há também outro período que completa este ciclo, que é o de contração, onde o sangue é expulso do coração. Este período é chamado sístole.

A frequência cardíaca é quantidade de vezes que o coração “bate” em um minuto. Ou seja, quantos ciclos cardíacos são realizados em 60 segundos. Agora fica mais fácil de prosseguirmos 😉

Principal função do batimento cardíaco

O batimento cardíaco tem o objetivo de fazer circular o sangue pelo nosso corpo, levando oxigênio para os nossos órgãos realizarem suas funções.

A alteração do batimento pode ter um impacto muito grande na vida de um indivíduo, podendo causar algumas patologias como infartos, pressão alta, e até morte súbita.

 

Benefícios em monitorar os batimentos cardíacos em tempo real

O monitoramento e controle dos batimentos pode trazer vários benefícios preventivos e de autoconhecimento.

No caso de atividades físicas é possível melhorar o condicionamento físico ao identificar qual será a intensidade adequada para determinado tipo de atividade.

Por exemplo, é possível verificar um valor padrão do seu organismo, ao se jogar vôlei e caso os valores ultrapassem o padrão, você pode estar fazendo um esforço além da sua capacidade. Assim, você consegue ter mais segurança e auto conhecimento ao se realizar atividades físicas.

O batimento cardíaco é um dos fatores decisivos do tempo de vida segundo uma pesquisa realizada na Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do Instituto do Coração (InCor).

Além de ajudar no diagnóstico de algumas doenças, o batimento cardíaco pode fornecer informações importantes sobre como estará o seu coração daqui uns anos, se tornando um alerta sobre a saúde.

Verificando seus batimentos cardíacos com a pulseira da LinCare

A frequência cardíaca pode ser controlada se verificada com frequência juntamente com a implementação de hábitos saudáveis.

A melhor alternativa é se prevenir, e a LinCare te ajuda nessa hora.

Com nossa pulseira você consegue com apenas um toque ver a sua frequência cardíaca naquele instante. Veja como é simples:

 

1° – Selecione a função do batimento cardíaco

Tecnologia vestível

Pulseira de monitoramento – função batimento cardíaco

2° – Aguarde alguns segundos e verifique o dado.

tecnologia vestível

Pulseira de monitoramento – função batimento cardíaco

Além disso, para uma melhor análise dos batimentos cardíacos, é interessante também a medição de pressão arterial que, assim como o batimento, tem uma função fundamental em nosso organismo.

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial é um termo que tem aparecido com muita frequência, todo mundo fala e pouco sabem do que se trata.

Sua definição é a mais simples possível, nada mais é do que a força com que o sangue atinge as paredes das artérias logo após ser bombeado pelo coração. Simples, né?

Porém, é crucial no acompanhamento da saúde e bem estar das pessoas, pois sem esta pressão o sangue não circularia pelo corpo levando oxigênio, podendo causar a falência de órgãos em poucos segundos.

Por isso é importante medir e monitorar com regularidade os valores da sua pressão arterial, detectando  assim alterações que podem indicar problemas graves na saúde.

Alterações na pressão

A pressão, tanto alta quanto baixa, podem ser indícios de complicações. Vamos exemplificar para ficar de fácil entendimento.

Suponhamos que você está regando as plantinhas do seu jardim e a água está saindo lentamente não atingindo as plantas distantes do seu canteiro. Para que todas as plantas sejam regadas com carinho, você pressiona o local da saída da água para que o volume da água diminua mas saia com a velocidade adequada para atingir seus girassóis.

A mesma coisa acontece com nossas veias e artérias. Algumas vezes essa intensidade de atrito é tão grande que pode machucá-las, entupi-las ou até rompe-las.

Quando uma está danificada, há um grande volume de sangue para passar, com pouco espaço e assim, a pressão contra a parede das veias aumenta.

Consequências da alteração da pressão

Quando ocorre alguns desses casos a pressão aumenta podendo trazer complicações como:

  • pressão alta (hipertensão),
  • infartos
  • AVC
  • parada cardíaca.

 

Ou também no caso de pouco fluxo de sangue ou pressão baixa (hipotensão), pode trazer algumas complicações como: tonturas, desmaios, enjoo, provenientes da falta de oxigenação de alguns órgãos.

A hipertensão é uma doença silenciosa que na maioria das vezes não manifesta sintomas, e quando ocorre é somente em situações mais avançadas de grande perigo.

Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é a doença que mata 820 pessoas por dia no Brasil, 300 mil anualmente, e que merece ser tratada como uma epidemia do mundo contemporâneo.

Devido a falta de manifestação desta doença, a prevenção e hábitos saudáveis são as melhores alternativas para o combate e promoção à saúde e bem-estar da população.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia confirma que o controle da pressão pode reduzir 42% do risco de derrame e 15% de infartos. E pulseiras inteligentes como a da LinCare podem também contribuir neste aspecto.

Verificando a pressão com a pulseira LinCare

Com a pulseira de monitoramento de idosos você consegue verificar sua pressão em menos de 90 segundos, de forma simples, rápida e segura. Atuando na prevenção e promoção à saúde, principalmente na terceira idade.

Veja como funciona:

1° – Selecione a função de medição de pressão.

relógio inteligente e pressão arterial

Pulseira de monitoramento – função pressão arterial

2° – Aguarde cerca de 90 segundos para verificar os dados

relógio inteligente verificando pressão

Pulseira de monitoramento – função pressão arterial

Vale ressaltar que antes de medir sua pressão são necessários alguns preparos para que os dados sejam os mais precisos possível.

  1. Certificar-se de que você não está com a bexiga cheia, não praticou exercícios físicos e não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos ou fumou até 30 minutos antes da medida.
  2. Descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável.
  3. Manter o braço na altura do coração

Com tudo de acordo, selecione o menu da sua LinCare até o ícone da medição de pressão e em até 90 segundos você consegue aferir a pressão, com praticidade e segurança.

A pressão arterial é um dado extremamente necessário para a verificação da saúde e, é capaz de detectar várias alterações no organismo, inclusive problemas de deficiência do sono.

Que dormir é importante você já sabe, mas você entende a importância de monitorar a qualidade do seu sono?

O que é a qualidade do sono

A definição do sono é complexa: estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto), porém, podemos simplificar dizendo que é um período quieto, de pouca atividade cerebral, com menor reação a estímulos motores e sensoriais.

Ou seja, o cérebro detecta algumas coisas, porém ignora, para que possamos repor as energias para o próximo dia.

Esta atividade é essencial para o bem-estar e saúde do ser humano e de diversos outros animais. Algumas espécies de animais como os peixes também precisam desse descanso, porém cada parte do cérebro descansa separadamente para que ele continue a respirar e nadar. Legal né?

Benefícios do sono

Passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo, acha que é tempo perdido?

Pois não é, esse tempo é primordial para realizarmos nossas funções mais importantes. É durante o sono que fortalecemos nossas células de defesa do organismo, organização e seleção das memórias, secreção de hormônios, isto é todo o equilíbrio da nossa estrutura física e psicológica.

Quando não conseguimos dormir adequadamente, todo o funcionamento do nosso organismo fica comprometido.

Problemas com a deficiência do sono

A falta do sono pode trazer várias complicações como:

  • stress;
  • ansiedade;
  • perda de atenção e autocontrole;
  • complicações cardiovasculares, se frequente.

Um estudo realizado na Universidade de Chicago mostrou jovens que foram impedidos de dormir mais de quatro horas por dia, durante uma semana, e o organismo deles começou a funcionar semelhante a uma pessoa de 60 anos de idade, com níveis de insulina comparados a de um diabético.

Este mesmo estudo foi realizado em ratos e depois de 10 dias, morreram com infecção generalizada.

O número de horas padrão para o sono são de 8 horas por dia, há pessoas que necessitam de mais, ou ficam bem com um pouco menos. Porém existem complicações de acordo com cada caso.

Diante disso é necessário o conhecimento do nosso sono para controle e manutenção da nossa saúde física e psíquica.

Controle e monitoramento do sono

O conhecimento das horas e qualidade do sono são primordiais para o autoconhecimento, e a prevenção e tratamento de tais distúrbios.

Com a LinCare, você monitora o seu tempo de descanso. Podendo ter um maior controle sobre estes dados tão importantes para sua vida.

Dê uma conferida como é realizado:

1° – Selecione a função de qualidade do sono e verifique as horas dormidas.

relógio inteligente e qualidade do sono

Pulseira de monitoramento – função qualidade do sono

2° Verifique no aplicativo os relatórios emitidos a partir dos dados da sua pulseira.

App da lincare e qualidade do sono

Relatório do aplicativo – qualidade do sono

Podemos afirmar que o repouso é fundamental para que possamos recomeçar cada dia com o máximo de energia, para realizar nossas atividades físicas, que são tão importantes quanto o sono.

Nível de atividade física

Você sabia que saúde não é somente a ausência de doença?

As atividades físicas são fundamentais para o bom funcionamento e manutenção da nossa saúde física e psíquica. O nosso corpo precisa de se movimentar para realizar melhor as suas funções, os órgãos se não exercitados atrofiam, diminuindo suas atividades e acelerando o processo de envelhecimento.

Mas antes de enfatizarmos os benefícios de uma vida ativa e saudável vamos citar as diferenças entre atividade e exercício físico.

Atividade física x exercício físico

A atividade física é toda e qualquer movimentação corporal com gasto de energia realizada pela musculatura, ou seja, ir à padaria, ao banco ou na pracinha.

Já a o exercício físico é toda atividade feita de forma sequencial, planejada com um objetivo claro, como fazer uma aula de zumba, musculação ou spinning por exemplo.

Nestes exemplos temos uma atividade feita em um determinado tempo, com o objetivo de aumento de massa magra ou diminuição de gordura corporal.

Vantagens da atividade física

Os benefícios de uma rotina com atividades físicas são diversos como:

  • diminuição dos riscos cardíacos;
  • aumento da resistência dos ossos;
  • melhora na coordenação motora;
  • diminuição de estresse, ansiedade;
  • melhora no quadro de depressão;
  • emagrecimento;
  • aumento na expectativa de vida.

 

Se os benefícios das atividades são excelentes, a sua ausência na rotina das pessoas  pode ser prejudicial, com consequências perigosas além da obesidade.

 

Impactos do sedentarismo

O sedentarismo ou falta de atividades físicas, é um dos maiores problemas da saúde pública. Um alerta indicado pela pesquisa nacional de saúde publicada pelo IBGE, onde demonstra que 46% da população brasileira é ‘insuficientemente ativa’.

Uma pesquisa feita pela American Jornal Nutrition enfatizou que a mortalidade dos sedentários é o dobro que a mortalidade dos obesos. Deixando claro que a atividade física reduz drasticamente este caso.

As consequências do sedentarismo vão de regressão estrutural e funcional do organismo, perda de flexibilidade articular, obesidade, aumento do colesterol podendo causar patologias como: diabetes, hipertensão, aceleração do envelhecimento e morte súbita.

A manutenção e controle dos dados dessas atividades são de extrema importância para o entendimento do seu organismo e prevenção de vários problemas de saúde.

Acompanhe as atividades diárias em tempo real com a pulseira da LinCare

O acompanhamento de suas atividades contribui para a motivação, autonomia e bem-estar diário.

A plataforma da LinCare fornece todas essas informações em tempo real, para que você consiga se conhecer, se controlar e se cuidar cada vez mais.

Veja o exemplo a seguir.

1° – Selecione a função de caloria e verifique os valores na tela.

relógio inteligente e calorias

Pulseira de monitoramento – função calorias

2° –  Selecione a função de distância percorrida e verifique os valores na tela.

relógio inteligente e distância percorrida

Pulseira de monitoramento -distância percorrida

3° – Selecione a função de número de passos e verifique os valores na tela.

relógio inteligente e número de passos

Pulseira de monitoramento – função número de passos

4° – Para finalizar, visualize os relatório de nível de atividades emitidos em seu aplicativos.

aplicativo com relatório de atividades

Relatório do aplicativo – número de passos

aplicativo lincare e atividades

Relatório do aplicativo – distância percorrida

O entendimento e uso de dados biomédicos em tempo real e em forma de relatórios mensais contribui para a prevenção e promoção à saúde. Além de proporcionar o autoconhecimento, liberdade e segurança.

 

A plataforma LinCare

três pilares do cuidado a distância lincare

Cuidado a distância LinCare

Conheça a plataforma de monitoramento de idosos e cuidado à distância

A plataforma de monitoramento de idosos e cuidado à distância da LinCare fornece os principais dados importantes para sua vitalidade, fornecendo relatórios primordiais para o controle, promoção à saúde e trazendo autonomia e tranquilidade no dia a dia.

A pulseira de monitoramento de idosos verifica todos os dados citados nesse texto e também possui a função de lembretes de medicamento e agenda no pulso.

Todos os dados produzidos pela pulseira são demonstrados em forma de relatórios no aplicativo da LinCare de forma simples e prática.

dados de atividades físicas no aplicativo

Dados biomédicos em tempo real

Além disso, possui o botão de emergência e equipe especialista em bem-estar que estarão 24 horas por dia em prontidão, para garantir a segurança e manter sempre perto as pessoas que você ama, em todos os momentos quando precisar.

botão de urgência de idoso

Botão de emergência LinCare

Trabalhamos a tecnologia ligada ao bem-estar para lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Faça já a sua reserva e venha ter uma vida melhor e mais saudável com a gente!?

CTA quero minha LinCare

Escrito por Lucas Costa
Designer de produto, complexo e apaixonado pelo Design com o foco no ser humano. Utilizo o Marketing Digital, Inbound Marketing juntamente com minha experiência de 6 anos na área da saúde para produzir informações úteis e importantes para o cotidiano das pessoas. Fã número um de vídeos de mágica, séries dramáticas, filmes antigos, temperos diferentes e danças sensuais transformo tudo em ideias para pautas.