conheca-4-lugares-ideais-para-viajar-na-terceira-idade.jpeg

A população de idosos está aumentando cada vez mais no Brasil e no mundo. E eles estão viajando tanto que vêm se tornado um dos principais públicos-alvo das agências de turismo. Trazendo vários benefícios para a mente e para a saúde, viajar na terceira idade é uma forma revigorante e enriquecedora de lazer.

Segundo dados do IBGE, em 2010, eram 19,6 milhões de idosos no Brasil e, até 2050, a estimativa é de que essa parcela da população chegue aos 66,5 milhões. E com a significativa melhora na saúde e na qualidade de vida, nossos idosos têm fome de conhecer destinos turísticos. Pensando nisso, vamos elencar 4 destinos fantásticos para os turistas da melhor idade. Curioso? Então, acompanhe!

1. Caldas Novas

Caldas Novas, em Goiás, é conhecida pelas propriedades terapêuticas de suas águas termais. Lá, o turista pode contar com excelentes resorts para descansar e com toda a exuberância das águas do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Com quedas d’água quente que chegam aos 51 ºC, essa estância hidrotermal é cercada de belas vegetações e paisagens de tirar o fôlego: um contato reconfortante com a natureza. 

2. Holambra 

A apenas 135 km da agitada capital paulista, Holambra é um paraíso para quem deseja recarregar as baterias. Conhecida como a cidade das flores, o município tem forte influência da cultura holandesa, o que pode ser sentido na arquitetura, na cultura e na gastronomia. 

Mas o verdadeiro encanto dessa cidade é sua variedade botânica. Holambra é o lugar ideal para quem aprecia o aroma e a beleza das flores. Tanto que a cidade é a sede do maior evento dedicado a elas na América Latina: a Expoflora. Além disso, trata-se de um lugar tranquilo, ideal para quem aprecia passeios com paisagens singelas e de encher os olhos. 

3. Gramado

Gramado, no Rio Grande do Sul, também é passeio turístico agradável e tranquilo para a terceira idade. A cidade oferece locomoção facilitada — há vários pacotes de passeios nas agências locais que pegam o turista no hotel e o levam de volta — e ótimos hotéis e restaurantes. 

Além disso, Gramado tem atrações imperdíveis para casais da terceira idade, como excelentes passeios gastronômicos, entre os quais podemos destacar a Noite Alemã e a Noite Gaúcha. Outro excelente atrativo é o Tour Uva e Vinho: um lindo passeio com visita às vinícolas locais a bordo de uma charmosa Maria-Fumaça.

4. Montevidéu

Para aqueles que desejam um destino internacional não tão longe do Brasil, a capital uruguaia é uma ótima pedida. Além disso, em Montevidéu, a barreira da língua não é empecilho, já que muita gente fala ou compreende o português.

Também o clima é agradável e ameno, favorável aos passeios na Rambla (linda orla do Rio de La Plata), ou pelo centro antigo da cidade. Motevidéu oferece ótimas opções gastronômicas e culturais e está perto de Punta del Leste. Ou seja, é possível esticar o passeio e passar também uns dias no balneário que é considerado o mais luxuoso da América Latina.

Viajar na terceira idade pode ser uma prática revigorante, e com a lista de destinos de hoje, será mais fácil escolher um lugar incrível. Agora, aproveite a visita e entenda mais sobre bem-estar na melhor fase da vida lendo o post sobre os benefícios da dança para idosos!

Escrito por lincare