empreendimentosORGANICS (1)

Nessa atual onda de empreendedorismo,onde devemos ‘buscar os nossos sonhos e fazer acontecer’, universo que muitas vezes vêm recheado de incertezas, inseguranças, instabilidades, falta de resiliência, impaciência e milhões de cobranças juntamente com todas essas mudanças em nossa forma de se relacionar, ditados cada vez mais pelas tecnologias, que apesar de serem incríveis, nos afastam das relações sinceras, presenciais de convivência e troca de histórias e trajetórias que nos enriquecem como seres humanos. Começamos a questionar sobre a real necessidade de fomentar e produzir projetos pelo simples prazer de gerar a vontade de consumo de produtos e serviços que as pessoas não necessitam.

Diante desse quadro, voltamos às raízes, aos valores e ao que realmente dá sentido ao viver – as conexões- . E baseado nisso pensamos em negócios que realmente possuem uma relevância social e política.

valores

 

Projetos baseados na empatia, valorização do ser humano que reforçam vínculos familiares e sociais, surgem com a forte premissa que o mundo dos negócios pode se sobressair a ideia de só ‘acumular dinheiro’.

 

Festival Igarapé bem temperado

Iniciativas como Festival Igarapé Bem Temperado (IBT) são exemplos de instituições que prezam pelo social e cultural.

O IBT é um projeto de reconhecimento, valorização e difusão da cultura da gastronomia mineira que preserva a tradição dos quintais. Há mais de um década contribui para o empoderamento de cozinheiras e cozinheiros, em sua maioria acima de 60 anos.

9095812708_0c732af3cc_o

A sensibilidade de trabalhar com a terceira idade, que por fatores sociais são excluídos da sociedade e pelos negócios, e buscar esse empoderamento e reintegração social é um diferencial em um mercado cada vez menos flexível. Sem contar que todos esses trabalhos de valorização do ser humano refletem muito na saúde e no bem-estar físico e psicológico dessa população.

9095813912_6fa7fcb94d_o

Ao quebrar barreiras sociais e valorizar culturas interioranas simples e recheadas de sentido e histórias, o IBT demonstra de forma deliciosa como a superação, simplicidade e tradição podem dar resultados incríveis.

Ao compartilhar o cotidiano dessas cozinheiras e cozinheiros, entendemos que os grandes momentos da vida estão nas ações corriqueiras do dia-a-dia. A paixão, sensibilidade e as conexões estão presentes nas cozinhas e nos quintais.

 

Relações humanas x negócios

A junção da natureza com as relações humanas têm muito a ensinar ao mundo dos negócios. Buscar uma cultura que valorize e demonstre afeto, encantamento e amor ao próximo é a base para empreendimentos sólidos.

A LinCare busca que exemplos como o IBT se tornem comuns, que esses valores citados durante o artigo estejam presentes em todos os setores. E que empresas e projetos que tenham propostas semelhantes possam se unir, para se fortalecerem e conquistarem voz de comando para ações mais humanitárias, tanto no mundo dos negócios quanto dentro de nossas próprias casas.

 

Escrito por Lucas Costa
Designer de produto, complexo e apaixonado pelo Design com o foco no ser humano. Utilizo o Marketing Digital, Inbound Marketing juntamente com minha experiência de 6 anos na área da saúde para produzir informações úteis e importantes para o cotidiano das pessoas. Fã número um de vídeos de mágica, séries dramáticas, filmes antigos, temperos diferentes e danças sensuais transformo tudo em ideias para pautas.