como-conquistar-autonomia-e-liberdade-na-terceira-idade.jpeg

A terceira idade é uma fase da vida que traz muitas mudanças, tanto para quem está envelhecendo quanto para os familiares. É a hora de pensarmos o que podemos fazer por quem já fez tanto por nós, para que eles não percam a vitalidade, o ânimo, a disposição, a alegria, a autonomia e a liberdade.

Por mais que essa fase traga algumas preocupações para quem está próximo de idosos, não podemos esquecer que o nosso apoio é fundamental. Mas é preciso entender que ajudá-los, muitas vezes, significa estimulá-los a sair para se distrair com os amigos, praticar exercícios físicos que eles gostem e realizar atividades que estimulem o intelecto.

E então, quer saber como proporcionar segurança e saúde diante de uma terceira idade autônoma e com liberdade? No post de hoje, listaremos algumas ações que você deve considerar. Continue a leitura!

Estimule consultas médicas periódicas

Estimular e acompanhar as consultas e os resultados de exames médicos são maneiras de incentivar que o idoso cuide da saúde, além de permitir que você tenha mais tranquilidade em relação ao dia a dia de quem está na terceira idade.

Afinal, a prevenção de doenças é o melhor caminho para alcançar o bem-estar. Saber que a saúde deles está em dia traz mais confiança para todos.

Acompanhe os medicamentos

Saber que seus pais, tios ou avós idosos estão se cuidando e tomando seus medicamentos da maneira correta é outro modo de reduzir a preocupação. Para tanto, você deve conhecer os medicamentos que eles tomam e seus horários, para que possa lembrá-los em casos de esquecimento.

Que tal ajudá-los com uma tabelinha com todos os medicamentos e horários? Outra boa dica é deixar os comprimidos organizados por horários e na ordem em que devem ser tomados, além de ter um porta-comprimidos para a hora de sair. Entretanto, é importante que você deixe-os ter autonomia para tomar os remédios sem que você precise cobrar ou lembrar.

Facilite a acessibilidade

Uma das melhores maneiras de dar independência e autonomia para quem está na terceira idade é entender as limitações físicas que naturalmente surgem nessa fase da vida. Entenda que elas devem ser compreendidas e dribladas, e não vistas como um impedimento para o cotidiano.

Afaste os móveis de casa para aumentar o espaço de circulação, além de manter os objetos mais utilizados em lugares baixos e de fácil acesso. Se for necessário, barras de apoio podem ser instaladas no banheiro e ao lado da cama. O objetivo é que eles continuem a fazer suas atividades cotidianas com liberdade.

Esteja disponível para ajudar

Durante muitas etapas das nossas vidas, nos sentimos mais seguros para tomar decisões e realizar atividades sozinhos porque sabíamos que, se fosse necessário, nossos pais estariam disponíveis para nos ajudar.

Esse apoio estimulou nossa autonomia. Por isso, apoiar quem está na terceira idade é igualmente importante para a independência deles. Demonstre interesse pelas atividades cotidianas do idoso, estimulando passeios e cursos, incentivando o uso da tecnologia e deixando sempre claro que você está por perto para o que for preciso.

Seus pais já foram jovens e independentes como você. Nunca se esqueça de refletir sobre o tipo de vida que você quer ter quando chegar na idade deles! Esse pode ser o grande parâmetro para ajudar você a incentivar a autonomia e a liberdade de quem está na terceira idade.

Os cuidados na terceira idade são importantes, mas os idosos precisam se sentir ativos e donos de suas vidas para manter a vitalidade e a disposição. Quando a preocupação surgir, lembre-se de que eles também passaram por isso durante a sua infância e adolescência, mas que buscaram um meio de cuidar de você sem impedir que você passasse por novas descobertas, que acontecem em todas as etapas da vida.

Portanto, agora cabe a você encontrar maneiras de cuidar deles e ainda dar autonomia e liberdade. Com nossas dicas, você conseguirá fazer isso! Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Escrito por lincare